Neste texto trazemos um convite para conhecer um pouco mais sobre os conceitos Mindset e Psicologia Positiva, os benefícios e sugestões práticas que podemos executar após acabarmos de ler.
Mindset
Mindset é um termo criado pela psicóloga Carol S. Dweck, professora da Universidade de Stanford, na Califórnia, e refere-se à configuração da mente (mind= mente, e set= configuração), o modo como cada pessoa pensa e age diante de estímulos. Podemos chamar também de mentalidade ou mapa mental.
O mindset é formado pelas crenças e valores de cada um, e nós o desenvolvemos para lidar com as situações do dia a dia, criando verdadeiras estruturas mentais, que ditam nossas ações e reações.
Podemos falar em 2 tipos de mindset: fixo e o de crescimento.
Mindset fixo (passivo / reativo)
Pessoa com mindset fixo entende que nasceu com determinados dons e talentos e isso não muda ao longo da vida. Tende a frustrar-se facilmente com o fracasso, evita situações difíceis ou desafiadoras, pois acredita que não é capaz e nem inteligente para enfrentá-las.
Prefere assumir atividades dentro de uma zona de conforto onde se sente seguro, evitando frustrações.
Esta configuração mental identifica pessoas com características passiva / reativa, orientadas mais pelas emoções e pensamentos de forma subjetiva sobre a vida e as relações interpessoais. Entendem que errar é fracassar e por isso nem tentam. Expressam mais resistência do que aceitação às situações que se apresentam, são menos resilientes frente a desafios e colocam o poder e comando de sua vida nos acontecimentos externos e nos outros.
Mindset de crescimento (gostamos de chamar de mindset positivo)
Aqui a mentalidade da pessoa é adaptativa, confiante, onde se acredita que tem um potencial de crescimento, acredita que pode melhorar, mudar, persiste e tem foco em objetivos.
A pessoa tem o entendimento de que podemos desenvolver habilidades a partir de dons, talentos e tendências das quais somos predispostos.
Quem tem (ou desenvolve) este tipo de mapa mental, é ativo, auto responsável por seus atos e escolhas, aprende com os erros, busca alternativas para aprender e se desenvolver, tem foco em soluções (não no problema).
Benefícios de desenvolver um Mindset Positivo
Abaixo alguns benefícios que vem com o desenvolvimento de um Mindset Positivo:
- Melhora da Inteligência Emocional;
- Desenvolvimento de resiliência e autoconfiança;
- Aumento da produtividade em atividades cotidianas;
- Melhora nos relacionamentos interpessoais, profissionais e pessoais;
- Aumento da sensação de felicidade e bem estar;
- Desenvolvimento da auto responsabilidade ;
- Diminuição de stress emocional;
- Aumento de foco nos objetivos.
A mudança é possível
A boa notícia é que mesmo o mindset fixo pode mudar, desde que a pessoa escolha por isso.
Para a mudança é necessária uma visita em suas crenças e valores, observar o que faz sentido realmente e ressignificar. Com a compreensão e a ressignificação das crenças, é possível passar a ver os acontecimentos da vida de outra forma, agindo e reagindo sob a luz da consciência de que tudo pode ser feito diferente, e até melhor.
Psicologia Positiva x Mindset positivo
A Psicologia Positiva é um movimento recente dentro da ciência psicológica, que visa fazer com que os psicólogos contemporâneos adotem “uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas”, enfatizando mais a busca pela felicidade humana que o estudo das doenças mentais. (Wikipédia)
É tirar o foco do problema e direcioná-lo para os potenciais individuais intrínsecos de cada um, para encontrar soluções. Possibilita o desenvolvimento de habilidades internas, como a resiliência e a gratidão.
Em busca de uma vida mais feliz, com propósito, com saúde mental, podemos buscar construir um modelo mental otimista, que veja sempre a “metade cheia do copo”.
A Psicologia Positiva estimula o mindset de crescimento, positivo, auxiliando na percepção dos potenciais, pontos fortes, propósitos e objetivos.
Como mudar o mindset?
Treinar o cérebro e deixar os padrões negativos de lado, exercitando, com frequência, mecanismos de gratidão a resiliência é um lugar por onde podemos começar.
Buscar por um propósito e sentido na vida também são temas que residem em todo ser humano, e ajudam a encontrar motivação e foco para o caminho de desenvolvimento pessoal e assim perceber que é possível melhorar em todas as áreas da vida.
Focar em soluções ao invés de problemas
Esta atitude também ressoa com o mindset de crescimento ou positivo.
Olhar para o problema é importante quando buscamos compreender suas causas, suas origens. Ao mesmo tempo, é interessante gastarmos apenas o tempo e energia necessários neste lugar. A ideia é que a partir do conhecimento do “problema”, comecemos a dar foco na solução.
Outra atitude igualmente importante é reconhecermos nossos possíveis “erros” e aprender com eles, descobrindo que aprendizados podemos tirar disso e buscando novas opções de como agir naquela situação, exercitando a resiliência.
Faça de seus problemas um aprendizado
Diante de enfrentamentos, questione-se: “Qual lição posso tirar disso?”.
Suponha que você adora seu ambiente de trabalho. Um espaço colaborativo e uma equipe que te apoia. E então seu chefe solicita sua ajuda em uma nova área, um território desconhecido, é normal que pensamentos não tão agradáveis surjam em sua mente: “Não vou conseguir”, “Gosto daqui e não vou me dar bem em outro lugar”, entre outros.
Essa chuva de ideias surge com facilidade quando não estamos habituados a algo. A questão é que o mundo é inconstante, e não podemos controlar os acontecimentos e as pessoas, ao mesmo tempo que podemos observar nossos sentimentos, necessidades e gerir nossas reações aos estímulos do ambiente.
No trabalho essa abordagem mais positiva sem dúvidas fará com que você se destaque tornando-se mais interessante e colaborativo para o mercado.
Percebendo a intenção positiva – autoempatia e empatia
Todas as atitudes que temos acontecem para atendermos alguma necessidade, que podemos chamar de “necessidades humanas universais”.
Segundo a psicologia, todos temos estas mesmas necessidades, e nos diferenciamos uns dos outros pela forma como aprendemos a atendê-las.
Aqui vão alguns exemplos de necessidades humanas universais:
- reconhecimento
- pertencimento
- valorização
- comunidade
- espontaneidade
- autenticidade
- respeito
- consideração
- proteção
- segurança
- amizade
- diversão
- conhecimento
- amor…
A lista é longa e todos precisamos atender várias necessidades durante nossos dias e nossas vidas.
Reconhecer a intenção positiva é uma forma de ver a “metade cheia do copo”, quando compreendemos que mesmo errando, nós e os outros, estamos de alguma forma tentando acertar.
Quando desenvolvemos este olhar “empático” para nós mesmos e para o outro, temos a oportunidade de sermos mais compassivos e resilientes.
“A metade cheia do copo”
Este termo tem relação também com a gratidão, quando olhamos mais para o que temos de positivo do que para o negativo.
Pessoas que alcançam mais sucesso e sensação de felicidade têm o hábito de serem gratas e focar no que se tem para alcançar metas e objetivos. São gratas e passam a acreditar que o bem e o bom são possíveis em sua vida porque já os reconhece em algum nível.
E como já nos comprova a Física Quântica, conseguimos influenciar o meio em que vivemos, a nós e aos outros através de nossa intenção (positiva ou negativa).
Algumas atitudes positivas na prática para alcançar um Mindset Positivo
(no trabalho e na vida pessoal também)
- Praticar autoconhecimento
Quanto mais nos conhecemos (nossas crenças, valores, motivações)mais podemos perceber o que nos apoia e o que nos incomoda em nós mesmos. Somente a partir daí podemos escolher trabalhar determinados aspectos de nosso comportamento.
Você pode trabalhar seus padrões de comportamento através de um processo de Coaching por exemplo, que auxilia a pessoa a despertar seus talentos, conscientizando sobre pontos fortes e de melhoria, mostrando caminhos e ações para fortalecer suas potencialidades.
- Faça planos
Trace planos para a sua vida, objetivos (palpáveis) a alcançar. Fazer planos traz uma responsabilidade, a de olhar para nossas escolhas e ações e verificar quais estão nos ajudando e quais estão nos limitando ou atrapalhando e, precisam ser modificadas.
- Aproxime-se de pessoas bem sucedidas naquilo que você almeja
Quando ficamos próximos de pessoas que nos inspiram, podemos observar suas atitudes quando conseguem o que querem e, principalmente quando não conseguem. Pessoas bem sucedidas têm valores claros e normalmente são uma inspiração de persistência, resiliência, determinação e foco.
- Seja feliz com o que você tem dentro de você
A felicidade é um sentimento, uma sensação, que muitas vezes buscamos fora de nós, nos objetivos externos, como a compra de um carro, uma casa, conseguir casar, conseguir determinado emprego…
Quando a felicidade está fora, e alcançamos o objetivo que nos deixaria feliz, logo ao alcançarmos ou algum tempo depois, aquilo pode perder a graça, o entusiasmo, pois você já chegou lá, e agora? Para alimentarmos a felicidade em nossas vidas, ela precisa vir de dentro, para estar sempre viva. Felicidade por evoluir, por ter bons relacionamentos, por ser uma boa esposa ou um bom marido, por ser um bom amigo e inspirar confiança, por termos saúde, por cumprirmos um propósito…
- Seja grato
Ser grato é reconhecer o que já temos, nutrir um sentimento de agradecimento por isso. Para nossa mente, quando percebemos que já temos, nos damos conta que é possível ter aquilo e mais daquilo. Criamos uma energia em espiral positiva, que nos impulsiona a agir e conquistar mais do que já temos e queremos. A sensação de bem estar, autoconfiança e automotivação acontecem como que automaticamente.
Autoconhecimento x mudança de mindset
Acreditamos que a base para as mudanças está em primeiro lugar na escolha de melhorar, depois no autoconhecimento e disciplina para ter consciência no dia a dia de suas atitudes, e perceber se elas colaboram ou não com você.
Quero contar para vocês que todo padrão de comportamento, desenvolvido a partir das crenças, tem o objetivo de cuidar de nós, mesmo que pareça o contrário. Por isso, conhecer nossas crenças e valores, que alimentam nossas atitudes e escolhas, é imprescindível para que possamos decidir mudar.
A Conexão Ametista
Nossa missão é promover autoconhecimento e despertar o potencial interior do ser humano, através de nossas ferramentas, baseadas na Psicologia Positiva e no processo de Coaching.
Aplicamos nosso trabalho em empresas, individualmente ou em grupo, visando uma aproximação dos colaboradores dos valores e cultura organizacional.
Estamos no instagram como @conexaoametista e no linkedin como Conexão Ametista – desenvolvimento humano integral.
fontes que auxiliaram na elaboração deste texto:
Sites:
- www.ibccoaching.com.br
- https://gestaodeequipes.com.br/manter-um-mindset-positivo/
- https://jrmcoaching.com.br/blog/7-dicas-para-desenvolver-um-mindset-positivo/
- https://mastermind.sampa.br/atitude-positiva-no-trabalho/