A importância da humanização na cultura organizacional
Nas últimas décadas as organizações vêm percebendo que o ativo mais importante na empresa é o ativo humano.
Para administrar e manter este bem, a gestão humanizada passou a ter uma importância reconhecida para transformar os antigos “chefes” em líderes.
Neste sentido, as lideranças trabalham para serem mais colaborativas, empáticas e inspiradoras, deixando a cultura de ameaças e punições em um tempo passado.
O pós-pandemia
A pandemia trouxe uma série de dificuldades e levou todos nós a rever valores e prioridades. Neste cenário a forma de trabalhar mudou e as relações entre empresas e colaboradores também.
Para as empresas um grande desafio está em contratar e reter talentos, sendo este assunto alvo de estudo e muita reflexão.
Para os colaboradores a possibilidade de trabalhar remotamente e de forma híbrida é um objetivo almejado, pois trabalhar de casa, depois de vencidos os desafios iniciais, trouxe inúmeros benefícios. Estar mais próximo da família, colaborar mais com o lar, economizar combustível e evitar tempo de deslocamento no trânsito estão entre alguns benefícios de trabalhar em casa.
Compreender a mudança do mindset das pessoas, suas necessidades e objetivos entra na nova era da gestão humanizada.
Cultura organizacional humanizada
A gestão humanizada de pessoas tem relação direta com a Cultura e valores da empresa.
A integração das ideias e das ações na vida das pessoas, de forma natural e orgânica, funciona bem quando o exemplo é dado de forma top-down. Daí a importância da mudança de mindset vir do nível mais alto da hierarquia da corporação. Para isso vamos falar sobre ações que a empresa pode proporcionar para implantar e estimular a cultura humanizada.
Ações de uma Organização humanizada
- Leva em consideração que máquinas são máquinas e humanos são humanos, com seus limites e necessidades;
- Tem um estilo de comunicação corporativa baseada na prática de feedback, escuta ativa e comunicação não violenta;
- Preocupa-se com saúde física, emocional e mental dos colaboradores – através de ações para cuidar do colaborador, como espaços de escuta, workshops, rodas de conversa, e apoio psicológico quando possível, entre outros, com uma área específica para isso;
- Preocupar-se com o clima organizacional – oferecendo espaço de expressão / escuta dos colaboradores, colhendo informações para que tudo seja realmente levado em consideração;
- Estimular a integração das pessoas, a diversidade e a inclusão;
- Oferece oportunidades de aprimoramento interno com treinamentos, cursos e possibilidade de evoluir dentro da própria empresa – como um plano de carreira baseado no reconhecimento da evolução individual de cada colaborador;
Benefícios da Cultura organizacional humanizada
- Retenção de talentos – quando o colaborador se sente valorizado e reconhecido, percebe que existe possibilidade de desenvolvimento e crescimento dentro da empresa, existe uma tendência maior de querer ficar mais tempo nesta empresa.
- Melhoria no clima organizacional – quem não quer trabalhar num ambiente agradável, onde as pessoas se respeitam e se relacionam bem?
- Ambiente de trabalho mais produtivo – com bons relacionamentos entre líderes e liderados e entre as pessoas, menos estresse diário, as pessoas se tornam mais produtivas;
- Diminuição do absenteísmo – ao promover um ambiente de trabalho mais saudável, em vários níveis, teremos profissionais menos estressados, mais felizes, mais produtivos e que têm menos necessidade de afastamentos e faltas.
O líder na gestão humanizada
O líder atual precisa, então, desenvolver técnicas para aprimorar seu perfil humanizado, até porque as novas gerações que estão chegando ao mercado de trabalho já exigem essa postura dos gestores.
Saber identificar as particularidades como perfil comportamental, talentos e pontos de melhoria de cada um de sua equipe, para usar as diferenças a seu favor e da empresa.
Dentro das características do líder humanizado estão:
- ter postura humana, aberta e receptiva;
- reconhecer seus próprios gaps;
- saber escutar;
- ser empático e respeitoso;
- ser comprometido com sua palavra;
- saber dar feedback e fazer isso periodicamente e quando necessário;
- incentivar aprendizado contínuo;
- elogiar em público e corrigir no particular;
- dar desafios atingíveis, para não desmotivar seu liderado.
Quando as atitudes do líder se baseiam nas posturas citadas acima, e isto começa a ser natural, qualquer ação que não corresponda a elas soará como estranho ou desalinhado.
A nova visão
O mundo não pára de evoluir, as pessoas também não, mesmo que a passos lentos.
Ter consciência da importância do ser humano, apesar da evolução da tecnologia, é imprescindível. Estar atento às necessidades das pessoas, e promover ambientes que sejam bons e vantajosos para todos, é uma fórmula a ser aplicada para alcançar e manter o crescimento das empresas na atualidade.
A Conexão Ametista
A Conexão Ametista auxilia as empresas na implantação e manutenção de cultura e gestão humanizadas, apoiando de forma top-down o desenvolvimento dos colaboradores.
Isto se dá através do trabalho especializado em desenvolvimento de inner skills, soft skills e relacionamentos interpessoais.
Quer saber mais sobre nós? Entre em contato pelo contato@conexaoametista.com.br.
por Patricia Gabnai
sócia na Conexão Ametista – desenvolvimento humano integral
14/09/2022